5 excelentes fontes de proteína para substituir a carne

Conheça agora mesmo 5 excelentes fontes vegetais de proteína para substituir a carne! É só clicar!

Está pensando em eliminar a carne da sua dieta e não sabe por onde começar? Calma, a lista de alimentos ricos em proteína é extensa e variada. Que tal conhecer um pouco mais sobre ela?
 
Ao contrário do que normalmente se divulga na mídia, não existe somente proteína no reino animal. As proteínas do reino vegetal são abundantes, auxiliam no ganho de massa muscular e são mais saudáveis do que as fontes de proteína animal.
 
Continue a leitura e descubra como substituir a proteína animal da sua dieta e ainda assim continuar tendo uma alimentação balanceada, mas sem colocar sua saúde em risco!
 
Por que precisamos de proteínas?
 
As proteínas são necessárias para a construção e manutenção dos tecidos corporais, como pele, músculos, e ossos, sendo, então, importantíssimas para a nossa saúde. Após serem ingeridas, elas são quebradas em aminoácidos, que serão absorvidos pelo nosso organismo.
De todos os aminoácidos existentes, 9 são considerados essenciais — pois só podem ser obtidos por meio da ingestão de alimentos que os contenham. Como nem sempre é possível encontrar todos eles em apenas um alimento, o correto é diversificar as fontes de proteína vegetal para que elas se completem e possam fornecer todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa.
 
Proteína animal
Basicamente, a carne animal é fonte de proteínas e de ferro. A cada 100 gramas, é possível encontrar, aproximadamente, 20 gramas de proteínas. Uma das características da proteína animal é que, nela, é possível encontrar todos os aminoácidos essenciais.
 
No entanto, a carne apresenta inúmeros componentes prejudiciais à saúde como:
  • Elevadas taxas de gordura, principalmente na carne vermelha;
  • Contaminação por bactérias, microorganismos patogênicos e até por substâncias não comestíveis que são de grande risco para a saúde;
  • Conservantes como o nitrito e o sulfito, que mascaram o estado de putrefação da carne e são prejudiciais à saúde;
  • Elevadas taxas de hormônios, encontrada em especial nos animais criados em granjas que recebem esses hormônios para acelerar o seu crescimento;
  • Inúmeras substâncias potencialmente cancerígenas. Em carnes processadas essas substâncias estão presentes em maiores quantidades.
 
Portanto, ao escolher substituir a proteína animal da sua alimentação por fontes vegetais você estará eliminando uma grande quantidade de substancias tóxicas e estará fazendo um valioso investimento na sua saúde.
 
Fontes vegetais de proteínas
É importante escolher e realizar sábias combinações entre os alimentos vegetais para que seja consumido todos os grupos de aminoácidos essenciais, não comprometendo assim a saúde e nem o ganho muscular.
Abaixo se encontra 5 fontes vegetais de proteína que precisam ser incluídas de maneira diversificada em sua alimentação. São eles:
 
1. Soja
A soja é uma excelente opção proteica vegetal. Sua proteína é considerada de alto valor biológico, ou seja, é capaz de fornecer, sozinha todo o aporte de aminoácidos essenciais. Pode ser consumida em forma de grão cozido, ou na forma de seus derivados como, por exemplo, o extrato de soja (que pode ser encontrado pronto para beber ou em pó), o tofu e a proteína texturizada de soja (PTS) ou proteína vegetal texturizada (PVT). Para saber algumas dicas de preparo, clique aqui!
 
2. Grão-de-bico
Essa leguminosa é uma excelente fonte de proteínas, que deve ser consumida em combinação com outros alimentos como o arroz integral, por exemplo. É fonte de vitaminas E, K e do complexo B, além de minerais como fósforo, potássio, zinco e magnésio.
 
3. Amendoim
Assim como toda a família das leguminosas como o feijão, a lentilha e a ervilha, o amendoim também é rico em proteínas. Muito bem aceito e apreciado por grande parte da população, é necessário ser consumido com moderação pois é um alimento com elevado teor de lipídios e altamente calórico. 
 
4. Quinoa
Amplamente consumida na região dos Andes, é considerada uma das bases da alimentação dos Incas. Atualmente vem despertando o interesse da indústria alimentícia por causa das suas inúmeras propriedades nutricionais. É um alimento rico em proteínas, minerais e fibras e auxilia tanto na saúde cardiovascular quanto no ganho de massa magra.
 
5. Aveia
A cada 100 gramas apresenta, aproximadamente, 14 gramas de proteína. É fonte de magnésio, cálcio, zinco, manganês, vitaminas do complexo B e vitamina E, além de ser rica em fibras, que auxiliam no transito intestinal. É muito versátil e pode ser consumida de inúmeras formas. 
 
Agora que você já sabe quais são as melhores fontes de proteínas vegetais, que tal experimentá-las? Elas podem ser excelentes substitutas para a carne, além de agregarem inúmeros nutrientes na sua alimentação!
 
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Fonte: Conectados com Deus