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Importância da atividade física para emagrecer

Sabemos da importância de uma alimentação saudável e balanceada para o processo de emagrecimento. Mas e sobre a atividade física? Como ela atua na perda de peso?

Além dos inúmeros benefícios que a atividade física pode trazer para a sua saúde como redução do risco de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, depressão entre tantas outras, esta prática é uma poderosa aliada se você deseja perder aqueles quilinhos extras.
De maneira geral, a importância da atividade física para o emagrecimento deve-se ao aumento da quantidade de calorias queimadas. O exercício físico estimula o corpo a usar os combustíveis fornecidos pelos alimentos de forma mais eficiente. Em uma pessoa sedentária, o corpo costuma armazenar em forma de gordura quase tudo que entra. Como o corpo do sedentário se mexe pouco e gasta pouca energia, as calorias contidas em doces, massas, carnes e frituras vão quase todas aumentar os estoques de gordura dentro das células adiposas.
 
O que acontece quando começo a fazer atividade física?
Quando você começa a se exercitar, seus músculos precisam de mais energia do que estavam acostumados a usar e o metabolismo é obrigado a se ajustar à nova necessidade. É aí, nesse ajuste, que surgem os benefícios. Um deles é a maior capacidade de transformar gordura armazenada em energia.
 
No sedentário, durante a atividade física, o corpo usa quase somente o açúcar (glicose) como combustível. Mas o açúcar sozinho não serve para esforços de longa duração. Como resultado da queima do açucar, é liberado um resíduo metabólico chamado ácido lático, que causa a dor da cãibra e limita o tempo de esforço. A gordura armazenada porém, é um combustível mais eficiente e somente com o tempo e a melhora do condicionamento físico é que o seu corpo estará capacitado a usar este combustível.
 
Somando os benefícios
Além de aumentar o gasto calórico, otimizar o uso dos combustíveis fornecidos pelos alimentos e estimular a queima de gordura armazenada no corpo, a perda de peso é sustentada por mais tempo quando acompanhada de exercícios.
Em grande parte do relato de pessoas que venceram a obesidade ou mesmo alçaram êxito na perda de peso, a prática regular de atividade física está sempre presente. Isso não quer dizer que é necessário realizar grandes esforços físicos. Pelo contrário. Ao invés de proporcionar um bem-estar, uma atividade exaustiva no começo é arriscada para a saúde e poderá causar infarto, acidente vascular encefálico ou até mesmo levar a quadros irreversíveis e óbito.
 
Apreciar as pequenas mudanças e adotar para sempre o hábito de se mexer é a chave para o emagrecimento. Com o tempo, um lance de escada que antes causava palpitação e suor exagerado, dor nos joelhos e preguiça, passará a fazer parte do cotidiano. Com a diminuição das dores e o aumento da disposição, automaticamente você se movimentará mais e gastará mais energia. É um longo processo, mas funciona.
 
Como começar
Qualquer exercício físico feito por, pelo menos, 30 minutos diários trará enormes benefícios para a saúde e contribuirá para a perda de peso. O começo dever ser com exercícios leves, para evitar lesões, dores e esforços demasiados ao coração. Atividades ao ar livre, em contato com a natureza, também podem contribuir positivamente nos resultados. 
 
A caminhada é uma ótima opção para quem quer começar a fazer atividade física. Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que caminhar? Ela não exige habilidade, não exige condicionamento físico e pode ser praticada de forma segura sem restrição de idade. Todos podem participar. Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo em apenas uma semana.
 
Muitos são as contribuições da caminhada para a saúde.
  • Melhora a circulação sanguínea e reduz a pressão arterial. Isso acontece porque durante a caminhada, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo assim a pressão.
  • Fortalece o pulmão. O pulmão é bastante beneficiado, pois durante a caminhada, as trocas gasosas ocorrem de forma mais poderosa e com mais frequência. Isso facilita a expulsão de impurezas e pode ajudar também a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como a bronquite. 
  • Combate a osteoporose. O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos nos ossos. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.
  •  Afasta a depressão e aumenta o bem-estar.  Durante a caminhada, o corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, automaticamente passará a produzir endorfina. Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quanto mais você caminhar, mais endorfina seu organismo produzirá. Isso te trará mais ânimo, melhorará o seu humor e a sua autoestima. 
Alongamentos também podem ser um excelente ponto de partida para a prática de exercícios físicos. Os movimentos de girar, dobrar e alongar o corpo oferecem uma série de vantagens para a saúde, que vão desde a correção da postura, alívio de dores musculares, relaxamento, até a liberação de "hormônios do bem-estar". Além disso, o alongamento pode melhorar o desempenho na prática de outra atividade física ou de um esporte, reduzindo o risco de lesões. É muito importante alongar-se antes e, principalmente, depois de praticar qualquer exercício, para evitar o enrijecimento dos músculos e as distensões musculares. 
  
 
Se você deseja emagrecer, sabe da importância da atividade física para esse processo e precisa de ajuda para começar, a Clínica Oásis Paranaense pode te ajudar. Aqui você poderá participar de atividades físicas com acompanhamento de profissionais qualificados. O contato com a natureza é o nosso diferencial, oferecendo sempre exercícios de alongamento e flexibilidade ao ar livre, caminhadas com pés descalços na grama, caminhadas matinais em trilhas, entre outras atividades. Aproveite nossos pacotes promocionais para nos fazer uma visita!