Benefícios da Camomila para sua pele e sua saúde

A Camomila tem capacidade de purificar, desintoxicar e desinchar. Tudo o que sua pele precisa... Mas seus benefícios não param por ai!

 A Camomila é uma planta popular na casa de famílias brasileiras, embora tenha um cultivo maior na América do Norte. É uma planta medicinal que pode ser utilizada para o tratamento natural de doenças e enfermidades. O derivado mais comum dessa erva é o chá, uma infusão antiga com propriedades terapêuticas e relaxantes.

Com pequenas flores brancas, semelhantes à margarida, a Camomila é um excelente ingrediente natural para tratamentos caseiros de beleza, mas também atua em diversas funções no organismo, como por exemplo:
 
  • Combate o envelhecimento celular;
  • Aumenta a atividade do sistema imunológico e combate infecções;
  • Auxilia a produção de colágeno;
  • É um cicatrizante natural;
  • Alivia os sintomas da Tensão Pré-Menstrual e das cólicas;
  • Combate o estresse e a insônia por ser relaxante muscular;
  • Muito eficaz em quadros de má digestão, inflamações gengivais, dores de dente e gripes.
 
Como fazer o chá de Camomila?
O chá de Camomila possui propriedades e benefícios variados, podendo assim, ser utilizado em inúmeros casos e de várias formas. Ele é facilmente preparado por infusão. Para cada xícara de chá, é só calcular 2 ou 3 colheres de chá de flores secas de Camomila. Com as flores de Camomila na xícara, coloca-se água fervendo, deixando em infusão por 5 minutos. Depois é só coar e tomar. Você também pode adicionar algumas gotas de limão, que dará um toque bem especial ao sabor do chá.
 
Camomila e a Pele
A Camomila é muito utilizada na fabricação de cremes hidratantes e suavizantes para a pele, por ter propriedades que atuam nas células da pele dando-lhes mais brilho e retirando o aspecto seco e envelhecido. Mas o chá da Camomila também possui excelentes substâncias que otimizam os cuidados com a pele, sem contudo ser necessário gastar muito dinheiro. A seguir se destcam alguns de seus benefícios.
 
Limpar e tonificar
O chá de Camomila tem incrível propriedade de cura, antioxidante e hidratante e é considerado um remédio eficaz para limpeza de pele. Ela também pode ser usada como tônico para fazer limpeza da pele e também como calmante em casos de alergia.
 
Para preparar o tônico facial é só fazer o chá de Camomila, deixar esfriar e aplicar no rosto com um algodão. Isso irá limpar e tonificar a pele. Esse procedimento pode ser realizado todos os dias, sempre antes de dormir. A sua pele acordará no outro dia revigorada e purificada das impurezas do dia anterior.
 
 
Suavizar manchas e irritação
O chá de Camomila é um excelente clareador natural da pele. É capaz de suavizar manchas, ajudando a iluminá-la e a torná-la radiante. Ele fecha os poros e acalma a pele, suavizando assim as manchas e cicatrizes de inflamação. Por causa de suas propriedades antioxidantes, o chá também é considerado muito eficaz para acalmar a irritação da pele e suavizar as inflamações de acnes.
 
Pós depilação
Após a depilação, ou mesmo após fazer a barba, muitas pessoas apresentam irritação e coceira nesta área da pele. Essa irritação acontece por causa de uma dermatite de contato irritativa, que desencadeia um processo inflamatório. O chá de Camomila tem ação anti-inflamatória e ajuda a acalmar a pele e aliviar a vermelhidão e a coceira.
  
Combate olheiras e o inchaço sob os olhos
As temidas e odiadas “olheiras” são resultantes da ação da melanina, pigmento que colore a pele, podendo ser deflagradas por problemas relacionados com o sono, a desidratação ou, ainda, do processo natural de envelhecimento (tendência genética).
 
Por que temos olheiras e olhos inchados?
O inchaço nos olhos pode ser ocasionado pela dilatação dos vasos que circundam os olhos, levando mais sangue para a região e ratificando a pigmentação. Noites insones ou mal dormidas, fadiga, fumo, estresse, alergias e rinites também podem precipitar as olheiras.
O inchaço é resultado do cansaço, que compromete e prejudica a microcirculação, resultando assim em retenção de líquidos. No rosto, o inchaço atinge principalmente a região embaixo dos olhos, formando bolsas indesejáveis. Para se livrar delas é só fazer compressas com algodão em bebido em chá de Camomila gelado durante dez minutos. Para terminar, enxaguar o rosto com água fria. A camomila tem ação calmante e antioxidante, diminuindo consideravelmente o inchaço.  
 
Uma curiosidade sobre o chá de Camomila é que ele também pode ser usado em cabelos, com intuito de deixá-los mais claros, atuando assim nos pigmentos do cabelo de forma que adquiram tonalidade loura.
Para clarear os cabelos de forma natural é necessário fazer o chá, coá-lo e molhar bem os cabelos com o chá, deixando-o agir por meia hora, mais ou menos. O efeito clareador é gradativo, ou seja, este tratamento deve ser feito algumas vezes para que se note bem, mas já nas primeiras vezes é possível visualizar reflexos dourados que vão surgindo nos cabelos! É ideal para quem tem cabelos castanhos ou mais claros e quer um efeito natural, em todos os sentidos, pois dispensa o uso de tintura química.
 
O chá de Camomila é um dos chás mais usados além da xícara, pois, além de suas propriedades calmantes e digestivas, também funciona muito bem na estética. Possui efeito cicatrizante e tem o poder de clarear tanto a pele quanto os cabelos, fazendo parte de diversas fórmulas de xampus e sabonetes, cremes, etc.
Além dos produtos existentes à base de Camomila, o chá também pode ser usado em sua forma natural, em casa, sempre que for necessário! É facilmente encontrado in natura nas feiras, supermercados ou em farmácias, em caixinhas.
 
E você, já conhecia a Camomila? Sabia que tinha tantas utilidades? A Clínica Oásis Paranaense, sabendo desses grandes benefícios da Camomila, a utiliza em vários tratamentos terapêuticos! Para saber mais sobre esses tratamentos e sobre os diversos usos da Camomila na Clínica, venha nos fazer uma visita!