Torne o seu Café da manhã mais Saudável!

O café da manhã é fundamental para a boa saúde. Aproveite e descubra agora como deixar essa refeição ainda mais nutritiva e saborosa!

O café da manhã é uma das refeições mais subestimadas e suprimidas por muita gente. Muitas são as desculpas para não tomar o café da manhã, como a falta de apetite, a falta de tempo ou mesmo a falta de disposição para prepará-lo. Contudo, é com o café da manhã que repomos as energias gastas durante a noite de sono. Se faltar alimento neste horário, o organismo, que já está com suas reservas de energia baixas, começará a queimar massa muscular.
Portanto, o que você escolhe para se alimentar logo pela manhã irá influenciar na sua disposição e bem-estar ao longo do dia e terá grande impacto na sua saúde a longo prazo. Para te ajudar a realizar escolhas alimentares saudáveis e nutritivas logo pela manhã, separamos 4 componentes para você incluir nessa refeição. Confira agora mesmo!

 

1. Fruta
Comece o dia comendo uma fruta. As frutas são um presente da natureza e apresentam diversas cores, texturas e sabores, capaz de agradar todos os paladares. Além disso, as frutas são ricas em vitaminas e minerais, nutrientes que precisam ser repostos diariamente e também fibras, que auxiliam na saciedade. Procure sempre variar as frutas todos os dias, para não enjoar de alguma.

 

2. Fibras
Prefira alimentos ricos em fibras do que alimentos refinados. As fibras ajudam a prolongar a saciedade por mais tempo, além de auxiliarem a regular o funcionamento do intestino. Também tem efeitos positivos no controle do colesterol ruim, pois contribue para reduzir a absorção de colesterol no intestino, fazendo com que o corpo excrete mais gordura do que absorve. Substitua, então, o seu pão branco e o seu bolo por pão integral, granola ou aveia e desfrute dos benefícios desses alimentos para a sua saúde.

 

3. Oleaginosas
Castanhas e sementes são ricas em minerais e gorduras do bem, que promovem a saúde do coração e também contribuem para a saciedade. Algumas castanhas, como a castanha do Brasil, são ricas em um mineral chamado selênio, que atua como um poderoso antioxidante, combatendo o processo de envelhecimento e ajudando o sistema imunológico. Por isso, o selênio é visto como um importante ingrediente na prevenção do câncer e impulsionador da imunidade. Por isso, no seu café da manhã, sempre que puder, inclua 3 castanhas do Brasil. Consuma também amêndoas, sementes de girassol, sementes de chia e abacate, que apesar de não ser uma castanha ou semente, é uma fruta muito rica em gorduras saudáveis e uma excelente fonte energética para começar o dia.

 

4. Proteínas
As proteínas também são fundamentais para um bom café da manhã. Proteínas são moléculas compostas de aminoácidos, responsáveis pelo crescimento e pela reparação de tecidos. Existem dois tipos principais de proteínas: as de origem animal e de origem vegetal. Algumas boas sugestões para você incluir na primeira refeição do dia são: ovo, iogurte natural, cogumelos, tofu, e por aí vai. Você pode também associar fontes de proteínas, como uma omelete recheada com creme de cogumelos ou tofu, ou ainda combinar uma fruta, um tipo de carboidrato rico em fibras e uma fonte protéica, como, por exemplo, banana com granola e iogurte natural. Use sua criatividade!

 

Não deixe que as desculpas da falta de tempo ou de apetite te impeçam de investir na sua primeira refeição do dia. São muitos os benefícios que um café da manhã balanceado e variado pode te proporcionar!