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Cansaço: isso não é normal

Se você encontra-se sem disposição para fazer todas as atividades do seu dia e o cansaço tem te dominado, talvez isso seja um reflexo de suas escolhas alimentares. Já parou para pensar nisso? Clique aqui e saiba mais!

Se você ultimamente está se sentindo muito cansado(a), quase sem energias ao findar do dia, isso pode ser um sinal de que a sua alimentação não esteja suprindo todas suas necessidades energéticas e nutricionais.
“A alimentação interfere, e muito, na disposição para executar as tarefas diárias. Quando ela é rica em gorduras saturadas, frituras, carne vermelha gorda, açúcares refinados, doces, e pobre em frutas, legumes e verduras, a sensação de cansaço, sono excessivo e dificuldade de concentração é inevitável”.
Como então reverter esse quadro? Nós separamos 3 dicas excelentes para você incorporar aos seus hábitos alimentares e, assim, experimentar uma mudança de atitude!
 1. Doces não são a solução
Quando estamos indispostos e nos sentindo sem energia, recorremos aos doces, para nos levantar o ânimo e o humo. Nessas horas, comer chocolate, doces e balinhas, aparentemente, parecem resolver o nosso problema. No entanto, este hábito pode trazer consequências mais graves posteriormente. O açúcar é rapidamente digerido pelo organismo, transformado em glicose, e libera energia para as células trabalharem. Porém, se consumido em excesso, gera uma quantidade desnecessária de combustível e demanda, assim, um trabalho extra do pâncreas na produção de insulina. Esse quadro, repetido por inúmeras vezes, poderá contribuir para o “cansaço” desse orgão, desencadeando assim o diabetes.
2. Busque boas fontes de carboidrato
Carboidratos são os alimentos que dão energia, portanto, nada de excluí-los do cardápio quando não há necessidade. Cuidado com as famosas dietas “low carb”. Caso você esteja buscando emagrecer, é importante que você conheça os riscos da dieta “low carb” para a saúde. O emagrecimento não se deve apenas à restrição de carboidratos, mas sim à quantidade total de calorias ingeridas diariamente. O carboidrato é a principal fonte de energia para o cérebro e talvez, o mal-estar, dor de cabeça e dificuldade de concentração que você esteja sentindo sejam sintomas de uma dieta muito restritiva.
Sobre os carboidratos, prefira consumir os integrais, pois são mais ricos em nutrientes, principalmente em fibras, proporcionam maior saciedade e mantém a liberação de glicemia estável por mais tempo, fazendo com que você tenha energia distribuída de forma mais igualitária ao longo do dia.
3. Consuma mais vitamina C
Consuma com mais frequencia alimentos que são ricos em Vitamina C, presente em maior concentração nas frutas cítricascomo, por exemplo, laranja, limão, tangerina, acerola, caju morango e kiwi. A vitamina C é um poderoso antioxidante, combate os radicais livres e fortalece o sistema imunológico, ajudando, assim, o organismo a manter o pique durante todo o dia. Esta vitamina ainda apresenta muitos outros benefícios para a saúde, como de auxiliar na absorção de ferro, diminuir o stress, melhorar o humor e ainda atuar na saúde dos ossos e pele.
A recomendação da dose diária de vitamina C para um adulto saudável está entre 75 a 90 mg. Essa dosagem pode ser facilmente adquirida com uma alimentação saudável e balanceada.
 E aí? Gostou das nossas dicas? Tem alguma outra para compartilhar conosco? Se tiver, nos escreva contando quais alimentos que te ajudam a driblar o cansaço e que te dão mais disposição!