5 Cuidados que todo Homem deve ter com a Saúde

É comum ouvir falar sobre a saúde da mulher. E sobre a saúde do homem? Os homens também precisam de cuidados.

Por muito tempo, a saúde do homem não foi discutida nem abordada pelos órgãos de saúde ou mesmo pelos profissionais da área. Contudo, há também uma relutância por parte dos próprios homens em conversar sobre suas dores e incômodos. Talvez isso seja fruto ainda da ideia ultrapassada de que homem precisa ser forte e não pode demonstrar sinais de fraqueza. Logo, compartilhar um sofrimento ou mal-estar, o coloca em uma posição vulnerável e vergonhosa. Infelizmente, por conta disso, o homem tem vivido, em média, sete anos a menos que a mulher.

Para mudar essa realidade, é necessário que a saúde do homem não seja mais negligenciada, a começar dele próprio. A seguir, são apresentados 5 cuidados que todo homem precisa ter e que são fundamentais para a prevenção de algumas doenças e para a promoção da saúde. Vale a pena ler e colocar em prática!

 

1. Cuidado com a pressão arterial
Acredita-se que ¼ dos homens estão sofrendo com sintomas da pressão alta. Nem todos, porém, estão cientes disso. A hipertensão começa de forma silenciosa e pode ser consequência da obesidade, do estresse, do sedentarismo e de maus hábitos alimentares. Tem um grande poder agravante para a saúde a longo prazo. Existe também alguns indícios que relacionam a pressão alta e a disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência sexual. Sendo assim, consulte um médico para saber como vai a sua pressão. E se o objetivo for a prevenção, a resposta está em adotar um estilo de vida saudável.

 

2. Cuidado com o colesterol
Colesterol alto causa infartos e acidentes vasculares encefálicos (AVE). Os homens, novamente, apresentam os maiores índices de mortes por essas causas. Portanto, é fundamental que o homem realize exames de sangues periódicos, para o acompanhamento das suas taxas de colesterol. Manter o colesterol em níveis normais é uma das melhores formas de prevenir as doenças cardiovasculares depois dos quarenta anos de idade.

 

3. Cuidado com o peso
O número cada vez mais crescente da obesidade e sobrepeso no mundo, tanto em homens quanto em mulheres, têm preocupado muitos órgãos de saúde internacionais. A obesidade está relacionada a diversas doenças e só pode ser prevenida e tratada com mudanças de hábitos de vida, uma alimentação saudável e com a prática de atividades físicas regulares.

 

4. Cuidado com os vícios
Os homens ainda se destacam como os maiores consumidores de cigarro e de bebida alcoólica. De todas as variáveis da saúde do homem, fumar e beber foram frutos exclusivamente de sua decisão pessoal.  Porém, é possível vencer o tabagismo e o alcoolismo e desfrutar de significativas melhoras na saúde!

 

5. Cuidados sexuais
O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens. A melhor forma de enfrentar essa doença e aumentar as chances de cura, é por meio de um diagnóstico precoce. A recomendação médica é que o homem, a partir de 50 anos, comece a fazer exames de prevenção.
A disfunção erétil ou impotência, está associada ao diabetes, à hipertensão, à obesidade e a mais alguns fatores. Ela atinge quase todos os homens depois dos 40 anos, mas é importante buscar ajuda médica para isso, pois ela é considerada um importante marcador de doenças cardiovasculares.

 

Todos esses cuidados são possíveis e estão ao alcance de todos os homens. Por isso, homem, escolha cuidar de você! Você só tem a ganhar!