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Como cuidar da saúde no Carnaval

Confira 5 dicas simples para cuidar do seu corpo e não comprometer a saúde nesse Carnaval.

Fevereiro já chegou e, com ele, o tão esperado Carnaval. Carnaval é sinônimo de festa e diversão. Porém, a saúde não pode ser deixada de lado. Com alguns cuidados simples, você poderá desfrutar desta data de uma maneira mais tranquila e sua saúde agradecerá.
Seguem 5 cuidados necessários e importantes para essa época festiva.
           
Manter-se hidratado
A dica de ouro é beber bastante água. Uma boa ingestão de água vai ajudar o corpo a se manter hidratado, evitará o ressecamento e queimaduras na pele, insolação, mal estar e tonturas.
 
Além da água, deve-se ingerir líquidos nutritivos e que reponham vitaminas e minerais no corpo, como sucos naturais, vitaminas, água de coco e bebidas isotônicas para repor eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos pelo suor. Os sucos de frutas são considerados uma ótima opção, pois, além de hidratar, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia gasta e impede a hipoglicemia.
 
Para saber mais sobre como manter o corpo hidratado, clique aqui.
 
Quanto mais alta a temperatura e maior a exposição ao sol, maior é a perda de líquidos pelo suor. Por isso, como o Carnaval coincide com a estação mais quente do ano, recomenda-se a ingestão de ao menos 3 litros de líquidos por dia para manter o manter o corpo hidratado.
 
Evitar exposição constante ao sol
O excesso de sol pode causar insolação, desidratação e até queimaduras na pele. Portanto, recomenda-se evitar a exposição ao sol, principalmente dentre 10h e 16h, e sempre usar óculos escuros, chapéus e protetor solar. As crianças são ainda mais sensíveis à luz solar e se estiver em companhia delas, os cuidados devem ser redobrados.
 
 
 
Cuidar com a alimentação
É importante cuidar da alimentação todos os dias do ano, mas para os dias do Carnaval esses cuidados são diferenciados. Por causa do calor e do gasto calórico, é importante realizar pequenos lanches em intervalos não superiores a 4 horas. Esses lanches precisam ser leves, com frutas frescas, sucos naturais ou ainda sanduiches frios. Vale também frutas secas, barrinhas de cereais ou mix de castanhas. Além de serem práticos para preparar ou levar, ajudarão a repor as energias e a manter o corpo bem nutrido.
Após o Carnaval, você pode investir em um plano de desintoxicação, para ajudar a limpar e reequilibrar o organismo. A desintoxicação alimentar traz benefícios para todo o corpo e você já sente seu efeito logo nos primeiros dias.
 
Usar roupas leves e sapatos confortáveis
Deve-se usar roupas leves e sapatos confortáveis para evitar o excesso de calor e a formação de calos e bolhas nos pés. Como normalmente fica-se muito tempo de pé durante as festividades do Carnaval, o ideal é usar um tênis confortável com meia, e massagear os dedos e os pés no fim da noite ou no início da manhã.
 
Dormir bem
É necessário proporcionar um bom descanso para o corpo neste feriado. Uma boa noite de sono pode ser a melhor recompensa para o seu organismo e fará com que você acorde motivado e inspirado.
 
 
 
Dormir de 7 a 8 horas é vital para repor as energias e evitar que a canseira e a irritação te acompanhem no novo dia.
 
Essas 5 dicas te ajudarão a cuidar melhor da sua saúde neste feriado. E se você deseja aproveitar os dias de Carnaval de uma forma tranquila, saudável e junto à natureza, a Clínica Oásis Paranaense é o lugar ideal! Venha passar esses dias conosco!