Dicas para não adoecer no inverno

O inverno é visto como o melhor amigo dos resfriados e alergias. Mas com essas dicas será mais fácil prevenir essas doenças típicas da estação mais fria.

Dia 21 de julho começa oficialmente o inverno, a estação mais fria do ano. No Brasil, a região Sul é a que mais sente a chegada do inverno, onde, dependendo do lugar, a temperatura chega abaixo de 0 graus celsius!  
 
Há quem odeie e há quem comemore a chegada desta estação. Gostando ou não, é necessário adotar alguns cuidados com a saúde para não adoecer ao enfrentar as temperaturas frias.
 
Fortaleça a imunidade
Com o frio aparecem algumas doenças respiratórias típicas da estação como gripes e resfriados, seguidas da sinusite, rinite, bronquite, pneumonia e asma. Normalmente, os sintomas são tosses, podendo aparecer febre, indisposição e dores no corpo.
 
Essas doenças se manifestam com mais força devido às mudanças climáticas muito bruscas, que deixam o sistema imunológico mais frágil dificultando assim a ação do corpo contra os vírus e as bactérias.
Portanto, para combater essas doenças é fundamental ter uma boa imunidade.
 
O sistema imune é responsável por proteger o corpo de diversas infecções provenientes das mais diferentes fontes. Ter uma imunidade fortalecida não é só importante no inverno, mas também durante todo ano e ao longo da vida.
 
Para aumentar a imunidade, é preciso atenção aos hábitos de vida e à alimentação. Dormir bem, praticar atividade física, evitar o estresse e escolher alimentos saudáveis e in natura para compor a sua mesa são algumas das escolhas que você pode fazer diariamente para melhorar a sua imunidade e aumentar a resistência à doenças.
 
 
 
Cuide da alimentação
No inverno, alguns alimentos como o chocolate, ficam muito mais atrativos do que no verão. Seja na forma de chocolate quente ou de um fondue, o fato é que este ingrediente é consumido com mais frequência nas temperaturas mais baixas. No entanto, é necessário evitar o seu excesso, pois além de ser um alimento calórico e gorduroso, pode aumentar a produção de muco e assim favorecer os resfriados e alergias.
 
Alimentos ricos em vitamina C e vitaminas do complexo B são excelentes escolhas no inverno pois aumentam a imunidade do organismo. Frutas, verduras e legumes como acerola, limão, laranja, caju, tomate, brócolis, escarola, pimentão, gengibre, banana, além de cereais integrais como o arroz integral e nozes são alguns exemplos de alimentos ricos nesses componentes.  Um caldo de legumes bem quentinho, acompanhado de torradas também é uma excelente escolha para o jantar durante o inverno.
 
 Higienize agasalhos e cobertores
Quando o frio chega é hora de tirar dos armários os agasalhos, colchas e cobertores. Junto dessas roupas quentinhas que ficam guardadas a maior parte do ano, vem os ácaros. Esses ácaros irritam as vias respiratórias e favorecem o aparecimento de alergias, rinite e tosses.
 
Dentre os cuidados com a saúde a serem adotados nesse momento de retirar os cobertores e os casacos do armário, encontra-se o de lavá-los e secá-los ao sol, garantindo, assim, que eles estejam “imunizados” para o seu devido uso.
Outra dica importante é usar cobertores sintéticos e antialérgicos, que não soltam pelos.
 
 
Renove o ar dos ambientes
Lugares fechados, sem circulação de ar, favorecem a transmissão de doenças, então é bom evitá-los. Geralmente, no inverno fechamos todas as janelas por causa do frio, não é mesmo? No entanto, apesar desse nosso costume, é muito importante abri-las para renovar o ar do espaço.
Se você deixar as janelas sempre fechadas, vai permitir o desencadeamento de doenças alérgicas, como a rinite. Portanto, coloque um bom agasalho e deixe tudo aberto ao menos durante algumas horas por dia. Isso também vale para as janelas do seu ambiente de trabalho.
 
Mantenha-se hidratado
Mesmo com o frio, é importante continuar bebendo bastante água – uma opção é o chá quente. Se o corpo fica bem hidratado, diminuem as chances de que as secreções bloqueiem as vias respiratórias. A pele também agradece, pois fica menos ressecada.
 
Para espantar as temperaturas mais baixas, vale investir em chás quentes naturais como capim santo com limão, de erva-cidreira, de maçã e de abacaxi com mel, que é excelente para tosses e resfriados.
 
 
 
Não esqueça o casaco
Dentro de casa, ou no escritório costuma estar um clima agradável, quentinho. Mas ao sair para a rua, você pode se deparar com temperaturas frias e ventos gelados. Essas variações intensas de temperatura, verificadas de um ambiente para o outro, não são boas para a sua saúde. Essa é uma das principais razões pela qual as pessoas pegam resfriados.
 
Assim, é importante ter sempre um agasalho à mão para não sofrer tanto com as mudanças bruscas de temperatura. Esse é um dos cuidados com a saúde mais simples de ser adotado e realmente ajuda a prevenir resfriados ou gripes.
 
Essas dicas são fundamentais para você não adoecer nesta temporada mais fria do ano.
Quais os cuidados especiais que você tem com a sua saúde na época do inverno? Comente abaixo e até o próximo post!