Frutas cítricas para emagrecer

Está chegando o carnaval e você está querendo perder aquele quilinho extra do natal e não sabe por onde começar? Então você está no lugar certo!

Por meio de sábias escolhas alimentares, é possível reduzir peso e ainda ganhar qualidade de vida. Por falar em escolhas alimentares, você conhece as frutas cítricas? Essas frutas são importantes aliadas para quem deseja emagrecer.
Originárias das regiões tropicais e subtropicais, as frutas cítricas possuem altas concentrações de ácido cítrico e vitamina C.
Pertencem a esse grupo: laranja, limão, tangerina (também conhecida como mexerica ou bergamota), laranja-lima, maracujá, acerola, cajú, abacaxi, kiwi, entre outras.
 
Por que ajudam no emagrecimento?
Muitas são as propriedades dessas frutas, e uma delas é auxiliar no emagrecimento. Isso ocorre por causa da presença das fibras solúveis. As fibras solúveis podem prolongar a sensação de saciedade, pois possuem a capacidade de reter água e formar uma espécie de gel no estômago. Esse gel torna o esvaziamento gástrico mais lento, fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita por mais tempo. 
Ao diminuir a velocidade do esvaziamento gástrico, as fibras solúveis também colaboram para que os açúcares (glicose) sejam absorvidos mais lentamente pelo organismo. É uma vantagem para quem deseja emagrecer.
Além do emagrecimento, essas fibras tem um importante papel protetor na saúde, prevenindo de doenças como câncer de colón, hemorroidas, prisão de ventre, entre outras.
 
Muito mais vantagens
As frutas cítricas também são ricas em vitamina C. A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, não é produzida no nosso organismo, sendo necessário consumi-la todos os dias. Portanto, é fundamental que os alimentos ricos em vitamina C, como é o caso das frutas cítricas, estejam presentes na alimentação de forma regular.
Dentre seus benefícios, pode-se destacar:
 
  • Função antioxidante, que atua no reparo de tecidos celulares e no combate de radicais livres que causam o câncer;
  • Rejuvenesce a pele;
  • Retarda o envelhecimento;
  •  Auxilia na absorção do ferro;
  • Fortalece o sistema imunológico contra infecções, gripes e resfriados.
 
Como consumir?
Facilmente encontrada nos mercados e feiras nesta época do ano, as frutas cítricas podem ser consumidas em forma de suco naturais puros ou sucos acrescidos de hortaliças como couve, cenoura, pepino, hortelã e gengibre. Vale a pena experimentar! E a regra de ouro é não coar, pois ao coar, as fibras ficam presas na peneira e são nessas fibras que se encontram um dos maiores benefícios das frutas cítricas.
Elas também podem ser consumidas in natura, sendo a laranja, a tangerina e o abacaxi as mais apreciadas.  Não importa a forma escolhida, o importante é que emagrecer comendo essas frutas é mesmo uma delícia!