O que você entende sobre saúde?

Durante muitos anos, o conceito de saúde se baseou na definição do que seria doença. Assim, saúde seria a ausência de doenças. Mas será que é só isso?

Durante muitos anos, o conceito de saúde se baseou na definição do que seria doença. Assim, saúde seria a ausência de doenças. Mas com o tempo, percebeu-se que mesmo não apresentando nenhuma doença física evidente, muitas pessoas não poderiam ser consideradas saudáveis. Foi então que no ano de 1948 a Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs o seguinte conceito sobre o que seria saúde: “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de enfermidade ou invalidez”.
 
O homem, obra prima do Criador, é um ser extremamente complexo e por isso, seu completo e perfeito bem-estar físico, mental e social é um alvo muito difícil, se não impossível de ser alcançado. No entanto, este conceito de saúde proposto na metade do século XX aponta, de certa forma, que saúde é muito mais do que bem estar físico. Envolve a esfera emocional e espiritual. Envolve também como cada um pensa a respeito de si próprio e também suas atitudes, positivas ou negativas ao enfrentar as adversidades da vida.
 
Saúde é um processo muito dinâmico e vulnerável aos acontecimentos do nosso dia a dia. Dependendo do momento, das situações estressantes que enfrentamos, nossa saúde e o nosso bem estar podem sofrer alterações. Um acontecimento desagradável pode mudar toda a nossa rotina, aumentar o nosso nível de estresse e nos levar à fadiga, ao cansaço, à baixa imunidade e à suscetibilidade a alguma enfermidade.
 
Logo, a fórmula ideal para se ter saúde é encontrar o equilíbrio entre as esferas física, mental, emocional e espiritual. Envolve uma busca constante entre qualidade de vida, bem estar e felicidade. É também a capacidade para lidar com problemas e dificuldades internas e externas, adaptar-se às mudanças, superar obstáculos ou resistir às pressões sem contudo sobrecarregar qualquer área do seu complexo ser. 
 
 
Você está sendo convidado a fazer agora uma análise pessoal da sua vida, da sua espiritualidade, da sua saúde física e emocional. Como está a sua saúde global? O que você descobriu? E diante dessas descobertas, como você pode tratar ou enfrentar esses problemas de saúde? Não poupe esforços! Invista tempo e dinheiro em sua saúde! Conte também com a Clínica Oásis Paranaense nesse processo. Nós sabemos como te ajudar!