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Outono: conheça as frutas e hortaliças dessa época do ano

O dia 20 de março marca a virada da estação e a mudança da temperatura faz com que algumas frutas e hortaliças ganhem espaço nas prateleiras dos mercados e feiras.

Cada estação se destaca por grupos de frutas e hortaliças que podem ser encontradas com mais facilidade e com preços mais em conta devido ao aumento na oferta. Abacate, goiaba e abóbora estão entre os alimentos em abundância no outono e que podem ser usados para a preparação de diversas receitas, desde entradas até sobremesas.
 
Investir em frutas e hortaliças típicas da estação é a certeza de ter sempre à mesa alimentos mais frescos, com mais sabor, qualidade, e acima de tudo, mais econômicos para o seu bolso!  
 
Frutas
As frutas mais comuns no Outono costumam ser ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C e betacaroteno – que depois é convertido em vitamina A no organismo. Além de mais baratas, quando consumidas na época certa, as frutas possuem maior concentração de nutrientes.
Abacate, banana, caqui, goiaba, carambola, jaca, laranja, limão, tangerina, maçã, melancia, kiwi, maracujá, pera e figo são algumas das frutas encontradas com abundância nessa época.
 
Falando sobre a vitamina C ou ácido ascórbico, como também pode ser conhecida, é uma vitamina que não pode ser sintetizada pelo ser humano, sendo necessário obtê-la pela alimentação. Laranja, tangerina, limão, carambola, maracujá, caqui e goiaba são excelentes fontes de vitamina C e são frutas cujo consumo diário precisa ser estimulado. A vitamina C tem função antioxidante, está envolvida na síntese de colágeno, é co-fator de várias enzimas, auxilia na absorção do ferro e ainda possui a capacidade de melhorar a imunidade.
 
Dentre todas estas frutas, o abacate é a de maior valor calórico. Sua polpa cremosa assemelha-se bastante a um creme amanteigado e concentra assim uma grande quantidade de ácido graxo monoinsaturado. O ácido graxo monoinsaturado é conhecido como a “gordura boa” que protege o sistema cardiovascular. Portanto é uma fruta que ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e também contribui para a hidratação da pele. Por ser uma poderosa fonte energética, é importante consumi-la com moderação.
 
 
 
Hortaliças
Por causa das temperaturas mais amenas, alguns vegetais também se desenvolvem com maior rapidez que outros. Escolher corretamente esses itens garantirá mais sabor e nutrientes para a sua mesa!
 
Alface, repolho, abóbora, abobrinha, berinjela, agrião, brócolis, espinafre, pimentão, rabanete, beterraba, chuchu, nabo, pepino, quiabo, tomate e vagem são alguns exemplos de hortaliças típicas do Outono.
 
Assim como as frutas, grande parte dessas hortaliças também são ricas em vitamina C. Além da vitamina C, hortaliças como brócolis, agrião e espinafre também são excelentes fontes de ácido fólico e ferro, prevenindo a anemia e a depressão. Essas hortaliças de cor verde-escuras também fortalecem o sistema imunológico e contribuem para a saúde cardiovascular. São muitos benefícios, não?
 
 
 
Agora que você já conhece quais os alimentos típicos desta estação, dê sempre preferência a eles no momento das suas compras. Procure também frequentar as feiras do seu bairro ao invés das grandes redes de mercado, valorizando assim a agricultura familiar e os pequenos produtores. Essas dicas farão você economizar e ao mesmo contribuirão para a qualidade da sua alimentação. E se você deseja investir mais em uma alimentação saudável, venha para a Clínica Oásis Paranaense, pois aqui nós conhecemos e colocamos em prática esse estilo de alimentação!