Por que ser vegetariano?
O vegetarianismo se tornou bastante comum nos dias de hoje. Está curioso para conhecer um pouco mais sobre este estilo de vida e seus benefícios? Continue lendo este artigo.
É válido ressaltar a diferença entre veganismo e vegetarianismo. Vegan ou vegano é a pessoa que não consome nenhum tipo de produto de origem animal (carne, ovo, mel, leite e derivados), incluindo também o não uso de roupas e acessórios feitos de lã, couro, seda entre outros e de cosméticos testados em animais.
Já o termo vegetariano se aplica para uma dieta alimentar específica, com ausência total da carne, podendo apresentar variações quanto ao consumo de ovo e de leite e derivados.
Muitos benefícios
Uma dieta vegetariana bem balanceada pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.
Dentre esses benefícios, vale destacar:
- Redução dos níveis de colesterol;
- Redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade;
- Melhora da qualidade do sono e na disposição física;
- Maior longevidade.
Esses benefícios são um reflexo dos alimentos que tendem a ser mais saudáveis, com menos calorias e gorduras na dieta vegetariana, em comparação com a dieta não vegetariana.
Muitas pesquisas foram feitas e comprovam que os vegetarianos apresentam maior consumo de vegetais, frutas, cereais integrais, carotenoides e alimentos antioxidantes. Essas escolhas alimentares, associada a hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividade física regular, ausência de tabagismo e de ingestão de bebidas alcoólicas, influenciam na recuperação de doenças como cancer, e também reduzem a sua incidência entre os adeptos desta dieta.
E as proteínas?
Um dos argumentos mais fortes contra o vegetarianismo está na adequação das necessidades de proteína na dieta. Porém, ao contrário do que se pensa, é possível sim encontrar excelentes fontes de proteínas no reino vegetal. Os grãos e as leguminosas são excelentes fontes de proteínas, e quando consumidos juntos em uma mesma refeição, são capazes de fornecer todo o aporte de aminoácidos essenciais ao organismo. Assim, o feijão, a lentilha e o grão de bico podem ser consumidos juntamente com o arroz integral ou a quinoa, por exemplo, resultando em uma combinação alimentar perfeita. A soja também é uma excelente opção proteica para os vegetarianos pois sua proteína é considerada de alto valor biológico.
De várias maneiras, a dieta vegetariana pode contribuir para a sua saúde. Porém, antes de escolher se tornar um vegetariano, recomenda-se procurar ajuda de um profissional de saúde, seja médico ou nutricionista, a fim de adequar a dieta às suas necessidades nutricionais. Você deseja investir mais na sua alimentação? A Clínica Oásis Paranaense pode te ajudar! Venha conhecer nosso espaço e aprender um pouco mais sobre a importância dos alimentos no cuidado da saúde.