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Por que ser vegetariano?

O vegetarianismo se tornou bastante comum nos dias de hoje. Está curioso para conhecer um pouco mais sobre este estilo de vida e seus benefícios? Continue lendo este artigo.

 
São vários os motivos que levam uma pessoa a adotar o vegetarianismo, mas o principal sem duvida é a defesa da vida. A forma com que os animais são criados e até mesmo a maneira como são abatidos não são aceitos por muitas pessoas. Há também quem não goste de carne de origem animal apenas por uma questão de saúde ou ainda por uma ideologia religiosa. 

É válido ressaltar a diferença entre veganismo e vegetarianismo. Vegan ou vegano é a pessoa que não consome nenhum tipo de produto de origem animal (carne, ovo, mel, leite e derivados), incluindo também o não uso de roupas e acessórios feitos de lã, couro, seda entre outros e de cosméticos testados em animais.

Já o termo vegetariano se aplica para uma dieta alimentar específica, com ausência total da carne, podendo apresentar variações quanto ao consumo de ovo e de leite e derivados. 

 

Muitos benefícios

Uma dieta vegetariana bem balanceada pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Dentre esses benefícios, vale destacar:

  • Redução dos níveis de colesterol;
  • Redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade;
  • Melhora da qualidade do sono e na disposição física;
  • Maior longevidade.

Esses benefícios são um reflexo dos alimentos que tendem a ser mais saudáveis, com menos calorias e gorduras na dieta vegetariana, em comparação com a dieta não vegetariana. 

Muitas pesquisas foram feitas e comprovam que os vegetarianos apresentam maior consumo de vegetais, frutas, cereais integrais, carotenoides e alimentos antioxidantes. Essas escolhas alimentares, associada a hábitos de vida saudáveis, como a prática de atividade física regular, ausência de tabagismo e de ingestão de bebidas alcoólicas, influenciam na recuperação de doenças como cancer, e também reduzem a sua incidência entre os adeptos desta dieta.

 

E as proteínas?

Um dos argumentos mais fortes contra o vegetarianismo está na adequação das necessidades de proteína na dieta. Porém, ao contrário do que se pensa, é possível sim encontrar excelentes fontes de proteínas no reino vegetal. Os grãos e as leguminosas são excelentes fontes de proteínas, e quando consumidos juntos em uma mesma refeição, são capazes de fornecer todo o aporte de aminoácidos essenciais ao organismo. Assim, o feijão, a lentilha e o grão de bico podem ser consumidos juntamente com o arroz integral ou a quinoa, por exemplo, resultando em uma combinação alimentar perfeita. A soja também é uma excelente opção proteica para os vegetarianos pois sua proteína é considerada de alto valor biológico.

De várias maneiras, a dieta vegetariana pode contribuir para a sua saúde. Porém, antes de escolher se tornar um vegetariano, recomenda-se procurar ajuda de um profissional de saúde, seja médico ou nutricionista, a fim de adequar a dieta às suas necessidades nutricionais.  Você deseja investir mais na sua alimentação? A Clínica Oásis Paranaense pode te ajudar! Venha conhecer nosso espaço e aprender um pouco mais sobre a importância dos alimentos no cuidado da saúde.